top of page
Buscar
  • kellen546

VOCÊ USA CAFEÍNA PARA MELHORAR O SEU DESEMPENHO?


A cafeína é possivelmente o “suplemento” mais estudado no planeta. Ela foi mostrada como “ergogênica” ou “agente de melhora da performance” em quase todos os exercícios e cenários esportivos estudados.


Enquanto a cafeína não tem valor nutricional, ela é consumida em todo o mundo em uma variedade de ambientes sociais e esportivos e foi removida da lista de restrições da Agência Mundial Antidoping em 2004.


O consumo da cafeína visando melhora da performance data de muitos séculos atrás e estudos publicados examinando os efeitos da cafeína no esporte já apareceram no início do século 20 (Rivers & Webber, 1907) como revisado por Burke et al. (2013).


No entanto, a maioria das pessoas reconhece o trabalho pioneiro do Dr. David Costill e seus colegas na Universidade Estadual Ball no final dos anos 70 como o responsável pelo interesse científico na cafeína.


Já está bem estabelecido que doses moderadas a altas de cafeína (5-9mg/kg de massa corporal (MC)), ingeridas antes e durante o exercício, aumentam a performance em exercícios de resistência tanto em ambientes de laboratório quanto em campo. Estas doses estão associadas com maior taxa cardíaca e maiores níveis sanguíneos de catecolamina, lactato, ácidos graxos livres e glicerol em muitos indivíduos.


No entanto, os efeitos colaterais que ocorrem frequentemente incluem incômodo gastrointestinal, nervosismo, confusão mental, inabilidade em focar e sono prejudicado.


Doses baixas de cafeína (≤3mg/kg MC, ~200mg) ingeridas antes, durante e tardiamente no exercício também aumentam a performance em exercícios de resistência e não causam na maioria dos indivíduos mudanças fisiológicas e os efeitos colaterais mencionados acima.


A cafeína também é ergogênica em muitos tipos de exercícios de alta intensidade e curta duração e esportes coletivos “stop and go”, onde a provisão de energia aeróbica tem um papel importante no sucesso da performance.


E você? Costuma fazer uso de cafeína antes dos seus exercícios?

5 visualizações0 comentário
bottom of page