top of page
Buscar
  • kellen546

VOCÊ JÁ TEVE CONTATO COM ESSA ARTE MILENAR?



A acupuntura é uma terapia milenar chinesa utilizada como coadjuvante no tratamento de diversas enfermidades. No entanto, a comprovação de sua eficácia está longe de ser um consenso, o que faz muitas pessoas questionarem se a acupuntura funciona realmente.


Primeiramente, é importante compreendermos que a medicina chinesa tradicional entende a saúde como um estado de equilíbrio energético do corpo, sendo a doença uma ruptura desse equilíbrio.


A acupuntura visa restabelecer a circulação dessa energia que passa por “meridianos”, que são os canais de circulação de energia ligados a órgãos do nosso corpo. Nesses meridianos estão os pontos da acupuntura. A agulha, aplicada em local específico, visa restaurar esse fluxo de energia entre o meridiano e seu respectivo órgão.


No entanto, a medicina ocidental não aponta certezas sobre a eficácia da acupuntura


Um estudo da revista “Arthritis Care and Research” que avaliou 455 pacientes com artrite no joelho, constatou que a melhoria nos pacientes que se submeteram à acupuntura foi o mesmo do grupo que recebeu o placebo.


O professor de medicina da Universidade de Exeter, Edzard Ernst, aponta que os estudos mais rigorosos no assunto não apontam eficácia da acupuntura, mas, Harriet Hall, médica cirurgiã aposentada da Força Aérea dos EUA, afirma que o método pode ser eficaz para náuseas, por exemplo, mas não para tudo o que a acupuntura promete.


A crítica, no entanto, é se a ciência médica ocidental possui as ferramentas necessárias para avaliar a eficácia da acupuntura. Enquanto os estudos avançam, muitas pessoas continuam buscando a acupuntura como tratamento, trazendo relatos que salientam sua eficácia.

E aqui na Ultra Vila Olímpia você pode fazer a sua sessão de acupuntura no @zenestar.spa

12 visualizações0 comentário
bottom of page