top of page
Buscar
  • kellen546

SABE AQUELA SUA DOR NA CANELA? PODE SER CANELITE.



Ela começa como uma dorzinha na lateral da canela durante seus treinos. E certamente pode piorar naqueles dias de corridas longas. 🏃🏻‍♂️


⚠️O perigo é desconhecer que esse sinal, intenso durante o aquecimento e que pode desaparecer em seguida, início da canelite, evolui para uma dor forte e constante, capaz de interromper sua corrida, ou até mesmo impedir seu caminhar no dia a dia.


A canelite é uma inflamação na membrana que reveste o osso da canela (tíbia), sobretudo na região anteromedial.


⛔️Ela está entre os problemas mais comuns para corredores de médias e longas distâncias.


Aquecimento criterioso, alongamento adequado e exercícios de fortalecimento muscular (principalmente do músculo tibial anterior) podem minimizar as chances de lesão, na maioria das vezes curada apenas com gelo e repouso relativo.


O problema, no entanto, pode exigir desde diminuição no volume e intensidade dos treinos até tratamento médico por quatro a seis semanas, em média.


🔹Mas como ela acontece?

Canelite, periostite medial da tíbia ou síndrome do estresse tibial medial é a inflamação de uma fina camada de tecido conjuntivo (periósteo) que recobre o osso da canela (tíbia), vizinha aos músculos do compartimento anterior da perna.


Em casos mais graves, podem ocorrer microfissuras no osso e gerar a temida fratura por estresse, principalmente em casos de persistência na prática da corrida.


A dor da canelite se manifesta sempre que a corrida se torna muito intensa ou sob condições que favorecem o desencadeamento da canelite, como treinos longos em superfícies muito duras e o uso de tênis inadequados.


Correr na grama, ou em pisos que geram menos impacto, pode atenuar a canelite, mas não substitui a necessidade do fortalecimento muscular da região da perna e o respeito pela progressão lenta do volume dos treinos.


🔺Aos primeiros sinais de dor, procure um médico e inicie o tratamento precocemente! Se você busca uma clínica de fisioterapia e reabilitação física esportiva para se recuperar de uma dor ou lesão que te incomoda há tempos, você precisa conhecer a Ultra!


Estamos presentes na Vila Olímpia/Moema e nos Jardins.


Não deixe a dor te limitar mais! Venha ser Ultra!

9 visualizações0 comentário
bottom of page