O Mindfulness é uma técnica que envolve focar toda a atenção no que se faz aqui e agora, sem julgamentos e com a menor quantidade de filtros possível.
Seu objetivo é ensinar à mente métodos para administrar pensamentos, emoções, reações e atitudes nas situações que surgirem.
Dessa maneira, busca-se o aperfeiçoamento da consciência plena através de atitudes positivas, conhecimento próprio e liberdade.
Parece evidente que esse método pode ser ideal se aplicado ao esporte. Afinal, um treinamento, uma partida ou um confronto exigem concentração plena para alcançar um rendimento ideal.
O Mindfulness nos transporta para o que conhecemos como “Estado de Flow”.
Alguma vez você já sentiu a sensação de que estava tão concentrado em uma atividade que parecia flutuar nela?
Pois é isso que se busca em um atleta nos momentos mais importantes das competições que participa. E é possível conseguir através dessa técnica.
“Se você não tiver confiança, sempre vai encontrar uma forma de não ganhar." Carl Lewis
Como podemos ver, o Mindfulness no esporte, quando bem aplicado, pode ser uma técnica muito eficiente. Vai conseguir fazer emergir toda a confiança do atleta para alcançar seu rendimento ideal.
Essa técnica busca o autoconhecimento e o estado de regulação emocional que permite uma administração eficaz, não a eliminação. Isso nos leva ao fenômeno já citado, conhecido como “Estado de Flow”, o momento em que tudo flui e tudo parece estar em perfeita sintonia.
Em vez de tentar controlar tudo e raciocinar em excesso, o indivíduo se deixa levar e se integra ao presente. Fato que aumenta sua concentração, afasta seus pensamentos negativos e confere um maior rendimento esportivo.
E é assim que chegamos à conclusão de que o Mindfulness no esporte pode ser uma técnica muito útil e eficaz para aumentar o rendimento. Em um estado de equilíbrio emocional em que tudo flui, tirar o melhor de nós mesmos não será apenas um desafio, mas um estado do qual vamos desfrutar.
Comments