Buscar
  • kellen546

FOOT CORE: VOCÊ JÁ OUVIU FALAR?



Os pés são a nossa base e suportam todo o peso corporal, além de terem papel importante no equilíbrio e na produção de movimentos (inclusive esportivos).


O pé é uma estrutura complexa cujas funções são governadas por numerosos músculos, ligamentos, tendões, nervos e articulações que trabalham em conjunto para fornecer equilíbrio e estabilidade, e assim produzir movimento com qualidade.


Para prevenir ou tratar lesões relacionadas ao pé é fundamental que este complexo sistema de funcionamento esteja bem preparado, organizado, sincronizado, flexível e forte.


O Core do Pé ou Foot Core é um tratamento baseado em exercícios direcionados aos pés, desenvolvendo o fortalecimento de pequenos músculos que propiciam estabilidade e função adequada ao pé inclusive durante a realização de esportes como corrida, futebol e tênis.


A soltura (massagem) muscular e o fortalecimento do Foot Core auxiliam na reabilitação de lesões como a Fascite Plantar.


Estudos recentes demonstram melhora na absorção de energia, no controle rotacional do pé e de todo membro envolvido.


Para os praticantes de corrida, exercícios preventivos, desenvolvidos em conjunto com treinamentos e direcionados para melhora do Foot Core podem colaborar para a diminuição de incidência de lesões, bem como para a melhora do desempenho esportivo. Nas lesões relacionadas ao pé e tornozelo, o Foot Core deve ser restabelecido em sua total função, mantendo a proteção, evitando diminuição de desempenho e diminuindo a incidência de recidivas e novas lesões.


Os exercícios de forma geral são simples, porém demandam consistência na realização, ou seja, regularidade para entender os movimentos e coordenar os músculos para assim obter os benefícios, que podem aparecer entre 6 a 8 semanas.


Procure um especialista, entenda um pouco mais e cuide de seus pés, suporte para longas corridas, chegadas emocionantes e excelentes resultados.

13 visualizações0 comentário