top of page
Buscar
  • kellen546

Entenda por que a Medicina Esportiva é tão importante para o atleta


Que a prática de exercícios físicos e esportes é essencial para manter o corpo e a mente saudáveis, todos nós já sabemos.


Mas contar com a ajuda de um profissional especializado pode intensificar ainda mais os resultados!


Qualquer pessoa que pratique – ou deseje começar a praticar - alguma atividade física vai se beneficiar MUITO da assistência de um Médico do Esporte.


E se você já é um atleta, seja profissional ou amador, isso se torna ainda mais importante.


A Medicina Esportiva consegue evitar ou amenizar os efeitos das lesões, impedindo interrupções das atividades, e é capaz de garantir melhor desempenho.


Mas de que forma isso é possível?


Definição: A Medicina Esportiva é a especialidade que tem como objetivo cuidar da saúde e qualidade de vida do paciente por meio da prática esportiva.


Nela estão envolvidas diversas áreas de conhecimento, como Fisiologia do Exercício, Nutrologia Esportiva, além de avaliações cardiológica, ortopédica, metabólica e até do sistema imunológico.


Ou seja: o médico dessa especialidade, além de entender sobre lesões, doenças e procedimentos médicos, também entende sobre movimentos, ações, técnicas e outros assuntos relacionados ao esporte.


4 principais focos de atuação:


✅ Prevenção – Por conhecerem movimentos específicos de cada esporte, o médico é capaz de estabelecer cuidados necessários para evitar o risco de lesões ou de agravamento delas.


✅ Tratamento – Sabendo que as lesões podem ocorrer por diversos motivos, o tratamento adequado e individualizado permite o retorno seguro ao esporte, evitando recorrência ou utilização de tratamentos agressivos para o corpo.


✅ Reabilitação – Junto com outros profissionais, como fisioterapeutas, proporciona todas as condições para que o atleta volte a praticar as atividades de forma correta e sem oferecer riscos à saúde.


✅ Acompanhamento - Funciona como uma assessoria, orientando também outras áreas com o objetivo de preservar a saúde do atleta.


A Ultra conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos especialistas em Medicina Esportiva, nutricionistas e fisioterapeutas preparados para te ajudar a alcançar seu objetivo.


Chama a gente e agende agora mesmo a sua avaliação!



2 visualizações0 comentário
bottom of page