Com o crescente número de praticantes de atividade física nos últimos tempos, aumentaram também as queixas de pacientes que praticam a atividade excessivamente sem preparo prévio.
Aqui, a principal patologia encontrada é a fratura de estresse.
Fraturas de estresse são lesões ósseas, devido a uma sobrecarga repetitiva anormal sobre um osso previamente normal.
A prática da corrida de longas distâncias e corredores que praticam em excesso, sem tempo de descanso para o corpo, é a principal causa deste tipo de fratura. É uma lesão muito mais comum em mulheres do que homens.
O tratamento depende da localização e do traço de fratura do osso, sendo necessário uma avaliação por um especialista e individualização dos casos.
Como você pode previnir esse tipo de lesão?
🔹Você está aquecendo de maneira eficaz? O aquecimento promove um aumento da vascularização periférica e reduz as lesões músculo-tendíneas.
🔹Sua postura está ideal? Se você sente algum desconforto durante a prática do exercício, talvez uma correção postural seja indicada.
Como fazer um bike fit por exemplo, que pode te ajudar a melhorar as dores no quadril enquanto você pedala.
🔹Você se hidrata bem? O nosso corpo necessita de manter-se hidratado para a função vascular e muscular durante os esforços físicos, por isso, beba água.
🔹Seu tênis é o ideal para a atividade que você pratica? Aqui é um ponto que parece óbvio mas muitos atletas deixam de prestar a atenção.
O seu tênis de corrida, pode não ser o ideal para fazer a academia ou o seu tênis de corrida pode estar velho e precisa ser trocado. É importante avaliar o tipo de calçado e o modo como distribui o peso do corpo, assim evitará se machucar durante a prática de seus exercícios físicos.
Seguindo essas dicas acima, você diminuirá as chances das dores no quadril.
Mas caso você tenha alguma dor persistente ou que te incomoda, a @drarostandameireles nossa ortopedista especialista em quadril poderá te ajudar! 🙂
Comments