top of page
Buscar
  • kellen546

COMO PERDER O MEDO DE NADAR EM ÁGUAS ABERTAS?



A neurociência nos dá algumas pistas do porquê a natação em águas abertas assusta tanta gente. 🏊🏻😰

.

O cérebro da maioria das pessoas num dia de prova é como um playground sem regras. Ou seja, um monte de crianças diferentes que estão tentando sobreviver a mais um dia. E o mesmo está acontecendo com o seu cérebro no dia da prova.

.

Diferentes partes dele começam a lutar pelo controle. Se simplificarmos a ciência, podemos pensar no seu "medo de nadar" como uma batalha de várias regiões do seu cérebro, cada uma com prioridades diferentes.

.

A largada é dada e você corre para a água. É agitado, a gente sabe. Toda a sua técnica e ritmo de respiração somem e parece que você foi lançado em uma zona de guerra. Quem já não passou por isso?🥵

.

O fato é: não nadar em águas abertas, não praticar entradas e saídas de natação com outras pessoas, definitivamente não é a saída para perder esse medo. Seu cérebro fica com poucas memórias nas quais as coisas correram bem ou até mesmo que você se sentiu no controle. É um clichê, mas a mágica realmente acontece fora da sua zona de conforto.

.

Reconheça que se sentir oprimido pelo medo em relação à natação significa simplesmente que seu cérebro foi tomado pela parte dele que tenta te manter vivo. A evolução deu a ele poderes incríveis, como a capacidade de processar informações muito mais rapidamente do que o resto do seu cérebro, mas também deu a capacidade de oprimir seu racional para impedir que ele "controle o pensamento" quando sua vida realmente está em perigo.

.

Se você souber disso e colocar em prática, você está pronto para recuperar o controle do seu cérebro usando a lógica. Essa é a parte do cérebro que é mais bem descrita como o “você real” e está localizada no córtex frontal. É a única parte realmente capaz de pensar num momento como esse.

.

Você iria se surpreender com o número de triatletas para os quais a natação é a disciplina mais fraca, ou que têm pavor de largadas no mar mas nunca realmente praticaram ou simularam as condições de prova.

.

Um treinamento de natação inconsistente tem um efeito cascata na sua aptidão física, técnica, psicológica e emocional para competir.

.

Lembre-se disso! 😉

9 visualizações0 comentário
bottom of page