top of page
Buscar
  • kellen546

COMO ANDA A SUA SAÚDE MENTAL?



A data de hoje surgiu para nos lembrar, todos os anos, da importância de cuidarmos não só do corpo, mas da mente, afinal, ambos são parte fundamental do nosso ser.


A data é também um alerta para cuidarmos da prevenção aos transtornos mentais, para que possamos aproveitar da melhor forma cada uma das fases de nossas vidas.


O 10 de outubro foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental, a World Federation for Mental Health. A intenção do órgão era também o de chamar a atenção dos governos para a saúde mental.


Os dados não mentem. A depressão, considerada o mal do século 21, provoca inúmeros sofrimentos para o indivíduo, e em casos graves pode levar ao suicídio. Um recente estudo realizado pela USP, revelou que o Brasil é o país que mais tem casos no mundo de ansiedade com 63%, e depressão com 59%.


O estudo também apontou que a pandemia da COVID-19 tem sido um evento traumático para muitas pessoas, levando a uma aumento do sentimento de medo e estresse. Além disso, o isolamento social, necessário para conter o avanço da Covid-19, também prejudica a saúde mental.


Durante a pandemia, as pessoas em geral têm se privado de atividades físicas fora de casa, e a saúde mental está diretamente ligada às atividades de lazer que realizamos, pois sabemos que as atividades físicas e práticas esportivas regulares também ajudam no combate à depressão.


Conforme a vacinação avança e os parques são novamente abertos, as pessoas voltam a ter segurança para as práticas esportivas, mas é sempre bom lembrarmos que cuidar da saúde mental é algo que devemos fazer todos os dias, afinal, mente sã em corpo são.

9 visualizações0 comentário
bottom of page