top of page
Buscar
  • kellen546

A PARTE FUNDAMENTAL DO RECOVERY PARA ATLETAS DE TÊNIS



O tênis é um esporte com vários sprints repetitivos e de alta intensidade. O jogo é intermitente e consiste em períodos de 5 a 10 segundos em média por jogada. Esses períodos são interrompidos por 10 a 20 segundos de descanso e por pausas de 60 a 90 segundos durante as trocas de quadra.


O jogador repete isso ao longo de várias horas. Além disso, em alguns torneios, os jogadores profissionais podem jogar em dias consecutivos, com tempo limitado para descanso e recuperação.


Em um estudo feito pelo Australian Institute of Sport, a fadiga durante os jogos reduziu a precisão das rebatidas em até 81%. Com isso eles concluíram que sob esforço fisiológico, a precisão da batida é mantida, porém a velocidade se deteriora consideravelmente.


Mas o que exatamente um jogador precisa fazer para se recuperar adequadamente?


Para começar, as necessidades de um jogador não se limitam a nutrição e hidratação. Apesar de serem muito importantes, o atleta precisa estar com os músculos em dia. E para isso algumas técnicas são utilizadas para abreviar a recuperação.


A crioterapia é uma das técnicas mais utilizadas pois tem uma série de efeitos positivos, incluindo diminuição da temperatura muscular, dano muscular e inflamação pós-exercício, redução da frequência cardíaca e do débito cardíaco, vasoconstrição periférica e redução da formação de edema periférico além, é claro, dos efeitos analgésicos.


Outra técnica importante e amplamente utilizada, é a soltura manual.

Além de aliviar as dores e tensões musculares, ela é muito importante para aumentar o fluxo sanguíneo (oxigênio e nutrientes) por todo o corpo, para acelerar a recuperação.

Também atua na melhora da cicatrização do tecido conjuntivo, o que promove a força e elasticidade muscular.


Se você nunca usou essas técnicas como parte de uma rotina de treinamento antes, pense em começar com uma ou duas sessões por mês, de preferência após o exercício.


E conte com a Ultra para te deixar ainda mais preparado para os seus desafios!

3 visualizações0 comentário
bottom of page