top of page
Buscar
  • kellen546

A IMPORTÂNCIA DE ESTABELECER METAS NO ESPORTE


Estabelecer objetivos é uma estratégia que ajuda a controlar aspectos psicológicos importantes que afetam o desempenho de um atleta, como controle da atenção, autoconfiança ou motivação.


Estabelecer metas realistas, porém ambiciosas, é uma das chaves metodológicas básicas da Psicologia do Esporte.


Estabelecendo metas claras

Os objetivos indicam a direção a seguir no trabalho do treinador e dos atletas . Quando objetivos claros não são marcados ou a meta é muito alta, tanto a motivação quanto a autoconfiança são afetadas.


Portanto, uma boa abordagem dos objetivos ajuda a melhorar muitos aspectos psicológicos e marca a direção na qual os esforços devem ser direcionados.


Além disso, o estabelecimento de metas também permite avaliar o progresso dos esportes e fazer alterações quando suas expectativas não forem atendidas.


Tipos de objetivos: objetivos de resultados e objetivos de realização

Para estabelecer os objetivos da temporada ou das provas, partifdas, o treinador deve diferenciar entre os objetivos de conquista e os objetivos de resultado.


Objetivos dos resultados

Os objetivos dos resultados se referem aos resultados coletivos e individuais que se pretende alcançar, como vencer a liga, ganhar mais pontos, etc.


Objetivos da realização

Por outro lado, os objetivos de realização referem-se aos comportamentos individuais e coletivos que o esporte deve realizar para alcançar os resultados desejados. Por exemplo, para melhorar o contra-ataque, dominar os passes com um toque ou jogar mais vezes na cesta de posições diferentes.


Os objetivos do resultado são mais úteis para aumentar o interesse dos atletas, mas as metas de conquista são mais eficazes para que os atletas percebam que controlam a situação que enfrentam.


Ambos os tipos de objetivos ajudam a definir a direção que o treinador e os atletas devem seguir.



251 visualizações0 comentário
bottom of page