Na busca pela melhor performance, os atletas sempre adotam técnicas e estratégias que, com o passar dos anos, foram cada vez mais implementadas com o uso da tecnologia.
É por causa da tecnologia que podemos obter dados efetivos e realizar cruzamento de informações para o levantamento de estatísticas individuais ou coletivas da prática esportiva.
Com base nessas informações o treinador consegue identificar qual o melhor tipo de treinamento para o seu atleta, aprimorando o seu treino para que ele chegue em sua melhor performance.
A tecnologia está nas roupas, nos calçados e nos equipamentos esportivos. Isso porque as empresas que produzem materiais esportivos possuem centros de pesquisas empenhados em aprimorar as inovações nesse setor.
No entanto, apesar da importância da ciência e da tecnologia no esporte, o seu uso exagerado também pode trazer consequências negativas.
Smartwatches, relógios com GPS, potenciómetro, trazem recursos como velocidade, pace, distância e etc.
Mas ficar o tempo inteiro em conexão com essas informações pode fazer o praticante se sentir insatisfeito, achando que deve treinar mais para chegar em um resultado considerado ideal, o que pode levar à exageros e ocasionar lesões.
A análise de desempenho é uma das contribuições da tecnologia para o esporte.
Sabendo usar, você consegue obter os dados que deseja para melhorar a sua performance, então, é claro que você deve usar a tecnologia a seu favor nos treinos, mas com um boa dose de equilíbrio.
Comments