Todo atleta experiente leva sempre consigo uma garrafinha de água, já reparou? Esse é um dos melhores hábitos de qualquer praticante de atividade física, aliás, de qualquer pessoa deve ter.
Durante os treinos perdemos uma quantidade significativa de água e sais minerais. A taxa de transpiração aumenta e perdemos em torno de 1 a 2 litros de líquidos por hora de exercícios. Se há perda de líquidos sem uma compensação, acaba ocorrendo um desequilíbrio na regulação da temperatura do nosso corpo. Isso pode levar à desidratação, diminuição do nosso rendimento e até problemas mais sérios para a nossa saúde.
Nem precisamos explicar muito sobre isso. Nosso corpo é composto por água, e é justamente a água que traz eficiência para nossas funções vitais. Na falta dela, as reações do nosso corpo desaceleram e a recuperação muscular também fica mais lenta.
Quem se hidrata, tende a se exercitar mais, por mais tempo, e com mais eficiência.
Se esse não é seu hábito ainda, adote as seguintes regras:
Duas horas antes do treino, tome meio litro de água.
Leve sua garrafinha para o treino. Tome um pouco a cada 10 ou 15 minutos.
300ml são suficientes durante o treino.
Depois do treino, encha a sua garrafinha e continue se hidratando durante o dia.
Em pouco tempo você estará com o mesmo hábito dos grandes atletas.
Mas, se você já é um atleta experiente e habituado a se hidratar, é relevante pensar também na reposição de sódio e potássio com os isotônicos durante os treinos intensos e de longa duração, ou de grande perda de suor.
De qualquer forma, é sempre bom lembrar que nada substitui a companhia constante e regular da boa garrafinha de água.
Comments