Os pés possuem um papel importante na sustentação do peso, no equilíbrio e na locomoção do nosso corpo, mas os distúrbios da pisada podem afetar essas atividades, comprometendo nossa liberdade e autonomia. Para avaliar essa dinâmica corporal, temos a baropodometria.
Trata-se de um exame clínico que avalia as pressões sob a planta do pé durante a marcha. Ele é capaz de determinar o centro de pressão durante a marcha, além de identificar os impulsos, as instabilidades, e outras possíveis alterações.
A baropodometria é um exame preventivo e avaliativo que identifica o tipo de pé: cavo, plano ou normal; e o tipo de pisada: pronada, supinada ou neutra, obtendo dados legítimos e funcionais.
Os tipos de pés classificam-se em:
- Plano - Também conhecido como pé chato, possui um formato pé mais reto;
- Cavo - Nesse formato, o arco do pé é bem alto, e a planta quase não toca o chão;
- Neutro - Nesse formato, o peso do corpo é distribuído de forma mais equilibrada.
O formato do pé influencia no tipo de pisada, que pode ser:
- Pronada - A parte interna do pé é a que toca primeiro no chão.
- Supinada - A parte externa do pé é a que toca primeiro no chão.
- Neutra - O pé atinge o solo de forma uniforme e o peso do corpo é distribuído quase igualmente por toda planta do pé.
Com essas informações, o fisioterapeuta consegue indicar o melhor tratamento, tênis ou palmilha mais adequada para cada pessoa. Por esse motivo a baropodometria é uma aliada dos corredores, pois além de evitar danos, contribui para uma melhor performance do atleta.
Na Ultra Sports Science da Vila Olímpia esse importante serviço é oferecido e executado pelo nosso fisioterapeuta @leosig_fisio.
Venha fazer a sua avaliação!
Comments