Buscar
  • kellen546

O impacto da nutrição vegana na performance de atletas


Será que é possível ser atleta e vegano ao mesmo tempo?


Cada vez mais vem aumentando o número de pessoas que desejam aderir à nutrição vegana, seja pelos benefícios à saúde, seja pela preocupação ambiental ou simplesmente pela causa animal. Ou tudo isso junto.


Porém ainda existe muito preconceito com esse tipo de alimentação por parte da sociedade, principalmente no esporte.


Acredita-se que um atleta de alto rendimento precisa que sua dieta seja composta de carnes e outros alimentos de origem animal, logo não poderia ser vegano.


E esse é, talvez, um dos maiores mitos envolvendo o tema!


O impacto da nutrição vegana na performance de atletas


Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, a dieta vegana contém todos os nutrientes necessários para manutenção do corpo do atleta. Independente de qual é a fonte, o importante é ingerir proteínas, vitaminas e minerais adequadamente.


A demanda aumentada de proteínas é suprida com o consumo de leguminosas como lentilha, grão-de-bico, ervilha ou soja, e quando combinadas a cereais como arroz ou milho, já compensam a ausência de carnes e ovos.


Os carboidratos, necessários para produção de energia, também estão presentes na alimentação vegana, assim como gorduras anti-inflamatórias como as oleaginosas e sementes em geral, que favorecem o período de recuperação.


Além disso, a maior ingestão de antioxidantes presentes nas verduras e legumes combate os radicais livres acumulados nas células devido ao exercício, auxilia na imunidade e colabora para a redução da fadiga, garantindo mais saúde e melhora na performance.


Outro benefício é o esvaziamento gástrico acelerado, já que a digestão dos vegetais é mais rápida, o que reflete no aumento da disposição e melhora no rendimento.


No entanto, a vitamina B12 pode ser um ponto negativo. Trata-se de uma vitamina essencial para atletas de resistência e só é encontrada em alimentos de origem animal, por isso muitos atletas veganos recorrem aos suplementos alimentares com essa vitamina.


Vale lembrar que, embora haja diversos benefícios, a dieta vegana deve ser introduzida aos poucos e programada por um nutricionista, para ter certeza de que o seu organismo está recebendo todos os nutrientes necessários.


Se você já é vegano ou deseja aderir à prática e busca um acompanhamento nutricional, chama a gente!


Conheça nossas unidades



0 visualização0 comentário