Sabemos que a articulação do joelho é fundamental na transmissão de força entre membros inferiores e tronco.
Cargas enormes são transmitidas por esta articulação, que por vezes recebe até 11x o peso corporal durante a corrida, por exemplo.
Por isso, se o seu joelho está apresentando algum desses sinais, leia este post até o final!
Considerada uma das disfunções que mais afetam os membros inferiores, a Condromalácia Patelar – ou Síndrome da dor patelofemoral – é uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da patela (ou rótula), localizada na frente do joelho.
Sintomas
- Dor profunda, associada frequentemente a subir e descer escadas, levantar-se de uma cadeira, realizar exercícios de fortalecimento da coxa e durante a corrida.
- A crepitação (barulho) no momento de dobrar e esticar o joelho.
Causas
A causa desta patologia é multifatorial, ou seja, normalmente apresenta mais de um fator desencadeante. Dentre as causas principais estão:
– Variações anatômicas
- Alterações biomecânicas
– Desequilíbrios musculares
- Aumento abrupto de treinos
Tratamento
É necessária uma avaliação detalhada para identificação das causas e um tratamento baseado em reequilíbrio muscular, melhora da eficiência biomecânica e melhora funcional.
Sendo assim, grupos musculares terão que ser fortalecidos, bem como uma melhor divisão de carga entre os músculos do quadril, coxa e perna precisa ser estabelecida.
Medidas analgésicas e anti-inflamatórias também poderão ser utilizadas.
O retorno ao esporte será desenvolvido de forma gradual e evolutiva, com participação de uma equipe multidisciplinar levando em conta evolução funcional, dor e calendário esportivo.
Comments