top of page
Buscar
  • kellen546

Dor e sensação de estalo no joelho? Saiba o que pode ser




Sabemos que a articulação do joelho é fundamental na transmissão de força entre membros inferiores e tronco.


Cargas enormes são transmitidas por esta articulação, que por vezes recebe até 11x o peso corporal durante a corrida, por exemplo.


Por isso, se o seu joelho está apresentando algum desses sinais, leia este post até o final!


Considerada uma das disfunções que mais afetam os membros inferiores, a Condromalácia Patelar – ou Síndrome da dor patelofemoral – é uma patologia crônica degenerativa da cartilagem articular da patela (ou rótula), localizada na frente do joelho.


Sintomas


- Dor profunda, associada frequentemente a subir e descer escadas, levantar-se de uma cadeira, realizar exercícios de fortalecimento da coxa e durante a corrida.

- A crepitação (barulho) no momento de dobrar e esticar o joelho.


Causas


A causa desta patologia é multifatorial, ou seja, normalmente apresenta mais de um fator desencadeante. Dentre as causas principais estão:


– Variações anatômicas

- Alterações biomecânicas

– Desequilíbrios musculares

- Aumento abrupto de treinos


Tratamento


É necessária uma avaliação detalhada para identificação das causas e um tratamento baseado em reequilíbrio muscular, melhora da eficiência biomecânica e melhora funcional.


Sendo assim, grupos musculares terão que ser fortalecidos, bem como uma melhor divisão de carga entre os músculos do quadril, coxa e perna precisa ser estabelecida.


Medidas analgésicas e anti-inflamatórias também poderão ser utilizadas.


O retorno ao esporte será desenvolvido de forma gradual e evolutiva, com participação de uma equipe multidisciplinar levando em conta evolução funcional, dor e calendário esportivo.

47 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page