A dieta sem glúten é forte entre seus adeptos, mas será que a intolerância ao glúten é mesmo uma questão?
Dietas sem glúten muitas vezes são sugeridas para torná-lo mais saudável e menos propenso a desenvolver doenças inflamatórias e autoimunes, ou até mesmo para ajudar no desempenho atlético.
No entanto, ainda não há evidências científicas que comprovem esses benefícios.
O fato é que menos de 1% da população humana tem doença celíaca – uma verdadeira alergia ao glúten.
Essas pessoas, sim, não podem consumir glúten, porque instiga uma resposta alérgica significativa em seu intestino, causando cólicas dolorosas e perda de sangue nas fezes, entre outras coisas.
Mas e aqueles que dizem ter intolerância ao glúten? Há quem diga a restrição da substância na dieta melhorou vários sintomas gastrointestinais e sua sensação geral de saúde e bem-estar, né?
Acontece que as pessoas que ficam sem glúten tendem a restringir significativamente suas dietas comendo alimentos mais saudáveis, como frutas e vegetais, eliminando assim os alimentos que são realmente a causa de seus sintomas: os chamados FODMAPs.
Vários estudos analisaram que os FODMAPs estão associados ao desconforto gastrointestinal, especialmente em atletas.
Ou seja: a menos que você tenha doença celíaca, não há uma boa razão para eliminar o glúten de sua dieta!
Se você sofre de muito desconforto gastrointestinal, considere uma dieta baixa em FODMAP, pelo menos quando se aproximar de uma corrida e no próprio dia da corrida, e busque orientação profissional.
Clique aqui e agende uma consulta com uma de nossas nutricionistas!
Comments