Buscar
  • kellen546

COMO SABER QUE CHEGOU A HORA DE VOCÊ DESACELERAR NOS TREINOS?


O excesso de treinamento fatalmente leva o praticante ao esgotamento do organismo, o chamado overtraining. Mas como avaliar se você está exagerando ou não? Existe um limite definido para o quanto podemos treinar sem comprometer nossa saúde?


O excesso de exercícios de longa duração, os chamados endurance, podem levar ao overtraining, mas isso não é exclusivo dos praticantes de atividade física. O mesmo problema pode acontecer com pessoas sedentárias que acabam de iniciar um treinamento exagerado, uma vez que o corpo delas carece de um melhor condicionamento físico.


Esse exagero pode provocar desidratação, inflamação e fadiga muscular por falta de glicose nos músculos, processo conhecido também como “golpe à parede”, que é o momento no qual o corpo chega à exaustão devido a falta de açúcar (hipoglicemia).


Para evitar esse estado, variar o treino é fundamental. Para isso você pode intercalar treinos de longa distância com treinos intervalados, de força, equilíbrio e flexibilidade.


Mas se você já está sentindo desgaste, dores, fadiga, mudança de humor e irritabilidade, pode ser que seja a hora de desacelerar. Em casos mais intensos, é indicado que haja uma redução drástica do treino ou interrupção das atividades físicas e competições.


Além disso, é importante ter o acompanhamento de um profissional para realizar exames e fazer um diagnóstico mais preciso. Assim quando você voltar a sua melhor performance, fará isso com segurança e saúde.

3 visualizações0 comentário