A pressão social para "pularmos um treino" para estar com os amigos, está em toda parte nos esportes.
Especialmente quando estamos num ciclo longo de treinamento ou os treinos não estão dando muito certo, temos ainda mais motivos para abrir mão de treinar para estar com os amigos.
É claro que estar com os amigos deve ser uma das nossas prioridades na vida, mas quando isso se torna uma desculpa para o treino não entregue (e frequentemente) o sinal de alerta pode ser ligado.
Uma coisa é fato: Você não precisa desistir da sua família, amigos, só para focar no treino.
Mas algumas coisas podem ser feitas para minimizar o efeito da pressão social nos seus treinos.
Escolha uma atividade física de que você goste porque (mesmo) senão você não vai conseguir mantê-la a longo prazo.
O ideal é treinar de manhã cedo. Acordar cedo só depende de você, já que não existem compromissos anteriores que podem atrasar seu treino (como trabalho, happy hour e etc), e assim você já começa o dia energizado e com uma meta batida. Sim, acordar mais cedo que o de costume requer disciplina. E aqui não tem fórmula mágica.
Se inserir uma rotina de treinos vai impactar muito sua agenda, combine com a família antes.
Muita gente para de correr ou de fazer exercícios porque a esposa ou o marido começa a reclamar, os filhos pedem mais atenção.
Converse com eles e mostre por que é importante que você dedique um tempo para cuidar de você. Especialmente se for algo por um tempo determinado como por exemplo um Ironman ou maratona.
E principalmente, seja flexível.
Coisas fora do seu controle podem acontecer.
Comments