Como tendência mundial, o estilo de vida saudável atrelado ao esporte vem ganhando novos participantes a cada ano. Neste meio, as competições esportivas de esporte de alto rendimento ganham cada vez mais espaço. É o caso da corrida, seja de montanha e de rua, como do triatlo, especialmente o triatlo de longa distância.
Atletas de todos os níveis estão constantemente à procura de maneiras para otimizar seu desempenho. Especialmente nos esportes de endurance, a nutrição é peça fundamental neste processo.
Saber se alimentar corretamente durante os treinos e na prova auxiliam na busca da linha de chegada no menor tempo e sem “quebrar”. O atleta pode estar bem preparado física e mentalmente, mas se ele não se alimentar corretamente durante a prova seu desempenho pode ficar muito abaixo do esperado. Muitos atletas relatam problemas intestinais e desconforto gástrico ao se alimentarem durante longos períodos em atividade, nesse caso pode ser necessária uma adaptação do organismo para tolerar maiores quantidades de carboidratos durante o treinamento ou competição sem que cause desconfortos. O “treinamento nutricional” pode melhorar o esvaziamento gástrico, a absorção de carboidratos pelo intestino e possivelmente reduzir a ocorrência de problemas gastrointestinais, melhorando a performance e a experiência do atleta.
Quando bem orientada, a nutrição pode reduzir a fadiga, permitindo que o atleta treine por mais tempo ou que se recupere melhor entre os treinos; reduzir as lesões ou ajudar na recuperação das mesmas; aumentar os depósitos de energia para a competição; e finalmente ajudar a saúde geral do atleta.
Outro fator importante em modalidades de endurance é a hidratação. A perda hídrica pode levar o organismo à desidratação. O equilíbrio hidroeletrolítico pode ser alterado devido a desidratação, em especial quando acontece em ambientes quentes, dificultando a termorregulação e apresentando riscos para a saúde. Um quadro de desidratação grave pode, facilmente, impedir que o atleta finalize a competição.
Diante dos fatores mencionados, fica evidente a importância de uma nutrição bem executada não só durante as competições, mas ao longo de todo ciclo de treinamento, quando se visa performance no endurance.
Nutricionista, Ciça Carvalho