Como é feita a avaliação biomecânica?

A avaliação biomecânica é uma análise crítica dos movimentos do seu corpo, utilizando um modelo baseado em evidências e parâmetros científicos. Durante a avaliação no laboratório de biomecânica da Ultra você terá uma avaliação prévia para entendermos o que você tem a nos dizer sobre o movimento que será avaliado, sintomas articulares e musculares, histórico médico ou de lesão e quais são seus objetivos em relação ao esporte praticado. A partir daí, avaliaremos seus movimentos simulando sua atividade esportiva, utilizando testes de marcha, corrida, arremesso, salto, ou outros movimentos específicos onde a eficiência biomecânica poderá estar alterada.

Na Ultra usamos um sistema de câmeras infravermelho com sensores que capturam o movimento de marcadores que são colados na pele e modelos sofisticados para recriar de forma personalizada em 3D os seus movimentos. Múltiplas câmeras e marcadores reflexivos geram informações em todas as três dimensões para o pé, tornozelo, joelho, quadril, pelve, tronco, braços e cabeça. Os resultados após serem interpretados e analisados ajudarão os treinadores, fisioterapeutas e médicos a determinarem cientificamente se há padrões de movimento excessivos ou atípicos que podem ser melhorados com aconselhamento, tratamento, treino biomecânico em tempo real ou reequilíbrio muscular.

Nosso principal diferencial no laboratório de biomecânica da Ultra é unir a tecnologia de ponta, a ciência e a experiência de mais de 15 anos em biomecânica dos profissionais para interpretar as complexas informações obtidas e apresentar uma análise simplificada e objetiva, possibilitando fácil entendimento e utilização por parte dos fisioterapeutas, médicos e treinadores. Essas informações poderão auxiliar no aumento da eficiência biomecânica, na prevenção de lesões e consequentemente na melhora da performance.

Fisioterapeuta, Professor e Pesquisador na área de Análise Clínica de Marcha e do Movimento Humano, 

Prof.Dr. Paulo Lucareli

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
18 ⁄ 2 =