Entorse de tornozelo

 

Você já teve algum entorse de tornozelo? Jogando futebol? Correndo no parque? Praticando basquete? Jogando tênis?
A torção de tornozelo, ou entorse de tornozelo, é um dos traumas mais comuns no nosso dia a dia durante a prática esportiva.

Os sintomas de inchaço e dor são muito frequentes e podem estar associados ao aparecimento de hematomas e dificuldade em apoiar o pé no chão. Muitas vezes ignoramos esses sintomas e esperamos que o tornozelo se recupere por si só com o tempo.

Mas quer uma dica? Essa é a pior decisão que você pode tomar diante de uma lesão dessas. Isso por que pelo menos uma em cada cinco pessoas que torcem o tornozelo terão problema com o pé por um longo período e podem acabar evoluindo para uma cirurgia. O que obviamente ninguém quer!!
Quando você torce o tornozelo , duas coisas são fundamentais logo de início. PARE de fazer movimentos com esforço que vinha fazendo e coloque GELO por 20 minutos no local. Isso é fundamental para que você não piore as lesões que possam ter ocorrido e para que diminua a inflamação decorrente da torção.
Depois disso procure um pronto socorro caso a dor, inchaço e a dificuldade em apoiar o pé continuem fortes. No hospital será possível descartar a possibilidade de fraturas, ter a avaliação de um médico ortopedista e ser feita uma imobilização correta para cada torção.
A sequência do tratamento necessariamente passa por reabilitação . Por uma recuperação das articulações, ligamentos e tendões com uma fisioterapia.

E aqui mora o segundo segredo para fugir da mesa cirúrgica. Uma reabilitação e fisioterapia bem feitas e bem orientadas irão recuperar o máximo possível seu tornozelo. E assim, diminuindo a chance de você continuar com uma dor residual crônica e acabar tendo torções de repetição, que são os motivos mais frequentes de ser necessário uma  cirurgia.
Assim, não ignore uma torção do tornozelo. Cuide-se, procure ajuda do seu ortopedista e defina com ele a melhor opção de tratamento para o seu caso e para a sua reabilitação total.

Dr. Rodrigo Cortes Vicente
Médico Ortopedista
Especialista de Pé e Tornozelo
CRM 120015 / TEOT 11718

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solve : *
23 ⁄ 23 =